A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco (IIDFP), inaugurou na manhã de hoje (03) mais uma Unidade de Serviços Digitais na Vila Irmã Dulce, em Teresina. A inauguração ocorreu durante as comemorações dos 26 anos da Vila Irmã Dulce.
“Estamos inaugurando esse posto aqui na zona sul. A ideia é descentralizar tanto no Piauí quanto em todas as cidades. Em breve, vamos inaugurar unidades no Mocambinho, Santa Maria da Codipi e Satélite. Vamos procurar lugares para colocar esses novos postos do Instituto de Identificação”, comentou o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.
A abertura do posto representa um avanço significativo na descentralização dos serviços públicos, proporcionando à população piauiense maior acesso à emissão da nova Carteira de Identidade Digital, essencial para o exercício da cidadania.
“Através dessa unidade, as pessoas, tanto da Vila Irmã Dulce como das regiões circunvizinhas, poderão comparecer e emitir sua Carteira de Identidade Nacional. Basta comparecer levando o seu CPF, a certidão de nascimento ou casamento atualizada e comprovante de residência. O serviço é gratuito e é a porta de entrada para a cidadania digital”, esclarece Marcelo Mascarenha, diretor do Instituto de Identificação.
Com esta nova unidade, Teresina agora conta com 13 postos de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, e o estado totaliza 75 postos em 61 municípios.
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é emitida gratuitamente no Piauí. Para solicitar a CIN, é necessário apresentar CPF, certidão de nascimento e/ou casamento atualizadas com selo de verificação e número de matrícula, além de um comprovante de residência.