Representantes das Forças de Segurança Pública do Piauí estiveram presentes, nesta quarta-feira (28), no I Workshop sobre Prevenção ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas, em Teresina, promovido pela Diretoria de Gente e Planejamento e Diretoria de Defesa Social da SSP-PI. O evento reuniu profissionais da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, além do administrativo da pasta.
Na abertura do evento, o Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, alertou que o debate sobre o uso das drogas vai além de combater o tráfico, comércio e as facções. “Precisamos refletir um novo modelo de combater e desestimular o uso de drogas, passando pela prevenção, acolhimento e a saúde da população”, alertou o gestor.
Em alusão a semana nacional de combates às drogas, o Workshop tem como principal objetivo de conscientizar quanto ao uso abusivo de álcool, cigarro e outras substâncias psicoativas no âmbito da segurança pública.
“A escolha do assunto concerne à temática abordada a nível mundial, pois o dia 26 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas -ONU, como o dia internacional de combates às drogas com a finalidade de conscientizar a população sobre o tema. Falar sobre o uso abusivo de álcool, cigarro e outras substâncias psicoativas é fundamental para o controle e a redução do prejuízo causado à saúde mental nas esferas pessoal e profissional de todos que compõem a segurança pública estadual”, pontuou Inara Viviane de Oliveira, gerente de saúde da SSP-PI.
Durante o encontro, foram realizadas palestras com relação às “Políticas Públicas sobre o Uso Abusivo de Drogas e Saúde Mental”, ministrada pela Doutora em Políticas Públicas Juliana Maia, e “Drogas Psicoativas: trabalho e padrões de consumo”, ministrada pelo médico psiquiatra da Ruelso Galatas.
A palestrante Juliana Maia alertou que o uso abusivo de drogas está diretamente ligado à saúde mental. Cerca de 80% das pessoas que possuem algum tipo de problema mental como depressão e ansiedade procuram refúgio no álcool, cigarro ou drogas ilícitas.
O evento finalizou com o Talk Show “Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas e Saúde Mental”. Participaram do bate-papo o psicólogo social Doutor Ricardo Oliveira, a enfermeira Ana Lívia Castelo Branco e a delegada da Polícia Civil Lucivania Vidal.