O secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, participou na manhã desta quinta-feira (19), da inauguração do Centro de Controle Operacional (CCO), que fica localizado na sede da Strans, possibilitando o gerenciamento, controle e monitoramento dos sistemas de vídeo, rede semafórica, comunicação e gestão da capital.
A nova sala de monitoramento possibilitará a fiscalização semafórica, além de contribuir para a melhoria dos aspectos de segurança pública, pois, colaborará com órgãos como GCM, PM/PI, PF, PRF, CBME/PI e Polícia Civil, por meio das delegacias especializadas. Outros benefícios como comunicar a população em tempo real com informações de interesse coletivo, aumento na segurança de veículos e pedestres, gerenciamento de fluxo de veículos e do tempo de viagem nas principais vias poderão ser observadas nos próximos meses.
Para o secretário de Segurança, Chico Lucas, é muito importante está parceria firmada entre as instituições no combate à criminalidade. ´´Podemos tanto reforçar o policiamento ostensivo, aplicar a tropa nos lugares de incidência do crime, como na elucidação do crime. Com esse monitoramento vamos ter o controle do tráfego, das pessoas percorrendo, veículos e motos roubadas´´, declarou.
Nesse primeiro momento, foram instaladas 130 câmeras, em 50 pontos da cidade. Os equipamentos possuem alta resolução e serão capazes de realizar o reconhecimento facial, leitura de placas, além da visualização de relatórios e posteriores consultas dos carros que foram detectados pelas câmeras com informações da placa, data, hora e sentido da via em que ele foi detectado. O (CCO) de Teresina contará ao final com 485 câmeras espalhadas por toda a cidade, em 200 pontos. As câmeras instaladas serão posicionadas de forma que garantam a total visualização dos veículos incluindo a placa de identificação.