Foi realizada na última segunda-feira (16/05), solenidade de abertura do do curso Técnicas e Metodologia da investigação criminal, promovido pela Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil do Piauí, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, destinado à policiais civis que atuam na área de homicídios.
Várias autoridades marcaram presença no evento como o Secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira, o Adido de Polícia Adjunto da Embaixada da França no Brasil, Comandante Serge Giordano, o Delegado Geral de Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko Leal Paraíba, o Diretor de Planejamento da SSP-PI, Delegado Riedel Batista, o Coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado Francisco Baretta, o Subprocurador Jurídico do MPE-PI, João Malato, entre outras autoridades e policiais civis participantes do curso.
O curso foi iniciado logo após a solenidade, prossegue até o dia 19 de maio, com carga horária de 32 horas/aula e será ministrado pela instrutora Comandante Veronique Fierd Bavoux, tendo como intérprete, o policial civil do Estado do Paraná, Thiago Luiz Bello da Silva.
A capacitação visa qualificar os policiais civis tendo em vista uma melhor prestação de serviços a sociedade e defesa da segurança pública, além da troca de experiências entre as Polícias do Piauí e da França, o que já acontece desde o ano de 2018. Entre os cursos realizados por meio desta parceria em Teresina, estão o de “Luta contra lavagem de dinheiro” e “Investigação criminal através da exploração da capacidade de análise dos fluxos telefônicos”.