O Secretario de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, participou na manhã desta terça-feira (19) de uma reunião entre representantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal para tratar sobre o termo de cooperação que será assinado. O piloto do projeto vai funcionar na sede da PF em Parnaíba e irá utilizar todo o aparato das instituições em investigações.
“A exemplo de outros estados, nós estamos nos organizando para formar uma força tarefa. Essa força tarefa será composta pelos órgãos que compõem o sistema. A ideia é unir esforços, a logística de cada um, para o enfrentamento de organizações criminosas. O foco são alguns crimes como o tráfico de entorpecentes dentre outros. Esse projeto piloto vai começar no Piauí por Parnaíba. Já formamos lá um comitê integrado, mas nós precisamos de uma cobertura jurídica. Será assinado um termo de cooperação para que se tenha uma justificativa de gasto público de cada instituição”, disse o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira.
A Força terá sede na delegacia regional da PF em Parnaíba, em virtude do aumento de crimes na região. “Cada força terá um representante. Vai ter um espaço físico na delegacia regional federal de Parnaíba e vamos trocar informações de inteligência e, a partir daí, focar nas investigações e chega na autoria de crimes e acionar o judiciário”, afirmou, não descartando a expansão dos trabalhos para outras regiões.
O acordo de cooperação técnica entre os órgãos permitirá a adoção de metodologia já validada em outros Estados brasileiros que trataram problemas semelhantes, levando em consideração as particularidades do Piauí, com qualificação de pessoal, aquisição de equipamentos, viaturas e sistemas de inteligência integrados.
Fotos: Ascom PF e Ascom PC