A Secretaria de Segurança Pública do Piauí através da Polícia Civil, Polícia Militar e Força Tarefa SSP e a Secretaria de Justiça deflagraram nesta quinta (1º) a 4ª etapa da OPERAÇÃO INTEGRADA com a finalidade de combater o crime organizado, homicídios, tráfico de entorpecentes e outras modalidades criminosas.
A Operação Integrada é coordenada pela Delegacia Estadual de Capturas – DICAP/PC, com o apoio da Diretoria de Inteligência Estratégica – DINTE/SSP, e com o auxílio operacional de mais de uma centena de policiais civis, militares e penais.
Para o Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira, o objetivo é de conter a prática de crimes, e ação de organizações criminosas, “tivemos homicídios no Estado, alguns com requintes de crueldade e a nossa atuação foi definida com a integração das forças de segurança, fizemos operações também com a polícia do Maranhão e nos unimos a Secretaria de Justiça que foi fundamental. Sabemos que as causas dessa criminalidade é muito mais profundo, porém estamos inibindo a ações dessas pessoas para levar mais tranquilidade a sociedade”, ressalta o Secretário.
Como resultado das etapas da Operação Integrada, já totaliza 81 mandados de prisão e 71 mandados de busca e apreensão cumpridos.
1ª ETAPA – 12/05/2021
Local: Teresina
Mandados de prisão: 16
Mandados de busca e apreensão: 16
2ª ETAPA – 27/05/2021
Local: Parnaíba
Mandados de prisão: 21
Mandados de busca e apreensão: 22
3ª ETAPA – 15/06/2021
Local: Teresina
Mandados de prisão: 28
Mandados de busca e apreensão: 22
4ª ETAPA – 01/07/2021
Local: Teresina
Mandados de prisão: 16
Mandados de busca e apreensão: 11
No período de 12/05 a 01/07 de 2021 a Polícia Militar realizou 96 operações policiais ostensivas, com 69.902 pessoas abordadas; 189 veículos recuperados e 142 armas apreendidas.
Nessa nova modalidade de operação policial a Secretaria de Segurança mobiliza todas as forças policiais no combate às organizações criminosas, contando com o apoio da Secretaria de Justiça, que acompanha a operação desde o seu planejamento até a condução dos presos e alocação deles no sistema penitenciário.