A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí, através da Polícia Civil, realizou na noite da última terça (21) e quarta (22) blitzs educativas em bares e restaurantes para divulgação do aplicativo ´Salve Maria´ em alusão a Semana de Enfrentamento ao Feminicídio, que ocorre até o próximo dia 27 de maio, Dia Estadual de Enfrentamento ao Feminicídio, instituído pela Lei Estadual nº 7.120/2017.
A data, 27 de maio, é uma alusão ao crime ocorrido na cidade de Castelo do Piauí em 2015 contra quatro jovens mulheres. Em 2019, a Campanha Salve Todas, tem o objetivo de demonstrar que o aplicativo Salve Maria pode salvar a vida de mulheres e conscientizar a população sobre a importância de contribuir com denúncias sigilosas e ajudar as vítimas.
A Diretora de Gestão Interna da SSP, Delegada Anamelka Cadena, considera a ação educativa em bares e restaurantes, de suma importância para conscientização de funcionários que trabalham com um grande fluxo de pessoas diariamente. ´´O trabalho de conscientização desse público capacita as equipes para reconhecer uma situação de violência. E o aplicativo “Salve Maria” surge com essa ideia de facilitar a comunicação da população com a polícia para que de forma sigilosa, gratuita e rápida, aquela violência patrimonial, psicológica ou física, que acontece em local público, possa ser comunicada a polícia evitando inclusive um caso de feminicídio.´´ ressaltou Delegada Anamelka Cadena.
A Delegada Eugênia Villa, Superintendente de Gestão de Risco que também participou da blitz alerta sobre esclarecer o tipo de crime de gênero, é importante conversar não somente com as mulheres, mas também atingir o publico masculino que é de onde parte as agressões contra as mulheres. ``Temos que mostrar de uma vez por todas que estamos sendo mortas por sermos mulheres, estamos conscientes de nossos direitos, e os homens têm que reconhecer o trabalho efetivo da polícia de enfrentamento a violência contra mulher. O Piauí é pioneiro nós estudos e trabalhos sobre o feminicídio.´´ afirma Eugênia Villa.