Nesta quinta (17) ocorre a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Segurança Pública - CONESP, no auditório da ACADEPOL - Academia de Polícia Civil às 10 horas com os membros natos, representantes e convidados dentre eles, a Governadora do Estado em exercício, Regina Sousa.
A reunião terá como pautas:
I - Apresentação resumida do Plano Estadual de Segurança Pública;
II -Apresentação resumida do Plano Estadual de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher;
III - Apresentação das Estratégias para Instituir as Câmaras Temáticas: Povos Tradicionais/Quilombolas;
IV - Elaboração do Calendário de Trabalho da Câmara Temática.
A proposição de criação da 1ª Câmara Temática relacionada com os povos tradicionais segue uma classificação da Professora Doutora da UFPI Carmem Lúcia Silva Lima, que são: povos agroextrativistas e ofícios tradicionais, quilombolas, medicina tradicional e rituais de cura, povos de terreiros e rezadeiras e arte tradicional. Representantes desses povos serão convidados para a discussão e a apresentação posterior de um Plano de Segurança para o Secretário que contemple e busque diminuir as querelas dessa comunidade.
O plano proposto pela Câmara deve dialogar com o quarto eixo do Plano Estadual de Segurança Pública – Prevenção Social do Crime e da Violência. ´´Nosso objetivo é desvelar essas comunidades e a Secretaria de Segurança já está implantando no sistema de registro de boletim de ocorrência essa classificação, no desenho no perfil dos sujeitos eles vão aparecer nos relatórios estatísticos´´, esclarece a Delegada Eugênia Villa - Diretora de Gestão Interna da SSP.
São membros CONSEG:
Natos: Secretário de Segurança Pública, Secretário de Justiça, Delegado Geral da PCPI, Comandante Geral da PMPI, Diretor do DETRAN, Representante da PGE, Representante do MP, Representante da OAB/PI.
Convidados: Vice-Governadora do Estado, Defensor Público da União, Representante do INCRA, Secretário de Planejamento, Coordenação da Igualdade Racial,
Representante do Observatório Quilombola Piauí, Superintendente de Relações Sociais e do Interconselho; UFPI, Diretor do Interpi.
Representantes: povos indígenas, comunidade quilombola, quebradeiras de coco,
povos de terreiro e capoeiristas.