A Secretaria de Segurança Pública do Piauí apresentou, na manhã desta quinta (01), o Plano de Segurança para o Exame Nacional do Ensino Médio no Piauí – ENEM 2018, na Sala de Reunião da SSP-PI. Através do CICCN – Centro Integrado de Comando e Controle Nacional será monitorado a aplicação da prova nos 312 locais, nos dias 04 e 11 de novembro.
´´São mais de 500 policiais atuando nessa operação, as provas são escoltadas e ficam sob custódia do exército Brasileiro, nas cidades de Teresina e Picos. Nós manteremos a logística desta operação nacional em sintonia com Brasília e o Ministério da Educação. A polícia civil já está atuando com o trabalho de inteligência e o planejamento desta operação garante a segurança do certame antes, durante e depois´´. afirmou o Secretário de Segurança Pública, Coronel Rubens Pereira.
O Coordenador do CICCN – Centro Integrado de Comando e Controle Regional, Major Audivam Nunes explicou como será a logística durante a Operação. ´´Em todo os locais de prova terá um policial repassando informações para o Centro Integrado de Comando e Controle, que fará um monitoramento geral da operação, nos dias das provas. E em caso de ocorrências informar Brasília e receber orientações sobre medidas a serem tomadas´´.
Daniel Ângelo, coordenador do plantão pela Equatorial CEPISA, informou como será o trabalho da empresa durante a aplicação das provas. ´´Ficaremos de plantão nas cidades em que ocorreram aplicação de provas e vamos monitorar todo o sistema de um centro integrado de operações internas além do CICCN, o que nos permite identificar qualquer falta de energia. As cidades em que haverá aplicação de provas, estão contempladas com subestações que são automatizadas, e nos dará agilidade no atendimento de qualquer ocorrência´´.
Participam do CICCN – Centro Integrado de Comando e Controle Nacional a SSP, FGV, INEP, PM, PC, CBM, STRANS, CORREIOS, CEPISA, PF e GUARDA MUNICIPAL.