A Secretaria de Segurança Pública do Piauí se reuniu na manhã desta quarta (26) com Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários (SINTETRO), para avaliar políticas de redução de furto em Transportes Coletivos. Estiveram também na reunião representantes da Polícia Civil e Polícia Militar.
O Secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira, afirmou que a polícia está trabalhando para reduzir cada vez mais esses números de furto e ressaltou que a compra produtos de roubo é crime. ´Sabemos que é sazonal e fazemos ações, prendemos e passa um período sem aqueles crimes, porém eles retornam a área. As imagens registradas dos roubos são imprescindíveis para a investigação. Bom lembrar que quem compra produtos de roubo ou furto perde o bem e ainda responde criminalmente por isso.´
´É muito importante o registro por todos, usuários e profissionais, por que a partir daí inicia o monitoramento dos órgãos de segurança, saber qual foi a linha, horário, dia da semana, como foi o crime para montar operações policiais e o sindicato tem um papel importante de orientação, essa reunião foi muito positiva neste sentido´, ressalta o Comandante Geral da PMPI, Cel Lindomar.
Para o Gerente de Polícia Metropolitana, delegado Luccy Keiko vem sendo feito um trabalho diário desde as primeiras reuniões para redução da criminalidade. ´Recentemente fizemos a entrega de 40 celulares no 1º DP e atingimos quem fomenta o crime e hoje estamos com uma operação em andamento para coibir o receptador desses produtos roubados.´
´Nós do sindicato agradecemos o trabalho da polícia, que realizam abordagens e buscam
conscientizar os profissionais para o registro da ocorrência. O SETUT ainda não fez a sua parte, para implantar o botão do pânico e sistema de câmeras para colaborar com a investigação.´ ressaltou o presidente do SINTETRO, Fernando Feijão.