As ações das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros vão além de garantir a segurança na 15ª edição do Festival de Inverno em Pedro II. A coordenação do Centro Integrado de Segurança também realiza ações preventivas com blitz educativa na entrada da cidade, para recepcionar os turistas que visitam a cidade nesses quatro dias. Equipes da Secretaria de Segurança Pública, BPRE – Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual e CIPTran – Companhia Independente de Trânsito, Escola Piauiense de Trânsito, Secretária Estadual de Saúde distribuíram informações como: dicas de segurança, difusão do aplicativo Salve Maria, prevenção de acidentes de trânsito, cuidados com a saúde e prevenção a DST e ainda distribuição de preservativos.
Com policiamento empregado em toda a cidade e atendimento do Corpo de Bombeiros, equipes também atuam na prevenção a violência e uso de drogas de forma lúdica, com o público infantil na Praça Domingos Mourão Filho.
O PROERD, coordenado pela Cap. Josilene também tem atraído dezenas de crianças com apresentação do seu mascote, O Leo, pinturas de rosto e teatro. “Além disso, estamos em Pedro II divulgando nosso trabalho através de folders e chamando atenção para um grande seminário que vamos realizar em Teresina em julho. O objetivo é atualizar nosso currículo e promover a integração dos nossos proerdianos”, informou a Coord. Estadual do Proerd Piauí, Cap. Josilene.
Durante a apresentação do mascote do PROERD no tablado Carlos Cordeiro, crianças e adultos cantaram e tiraram fotos com o Leo. Entre elas, a estudante Maria Luiza Sales, 12 anos. Ela e a mãe resumiram o sentimento por uma sociedade de paz. “No Proerd eu aprendo que drogas não estão com nada e que as pessoas que tentam se aproveitar das crianças na verdade não querem o nosso bem. Por isso, temos que nos afastar delas e valorizar nossa família”, disse Maria Luíza.