A Secretaria de Segurança Pública realiza nesta segunda-feira (28), com o apoio de voluntárias, mais um ato em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio (27), intitulado ´´Mulheres, presente!´´. Cerca de 90 sapatos vermelhos foram expostos na escadaria da igreja São Benedito, no centro de Teresina, para representar cada mulher que foi assassinada no Piauí.
O Ato que iniciou por volta de 05h30, foi coordenado pela Diretora de Gestão Interna da Secretária de Segurança, Delegada Eugênia Villa, e tem como objetivo dar visibilidade ao assassinato de mulheres pela condição de ser mulher. Os 90 sapatos irão ficar expostos durante o dia inteiro para representar cada mulher que foi assassinada no Piauí na rubrica do Feminicídio, entre a data de
vigência da lei, que foi em 10 de março de 2015, até o dia 17 de maio deste ano.
Segundo a Delgada Eugênia Villa, as ações de combate ao Feminicídio não param por aí, outros atos serão feitos em diversas outras cidades do Piauí, para que o máximo de pessoas possível seja conscientizado sobre o crime de Feminicídio. ´´Contamos com o apoio de voluntárias, de mulheres que vestem a camisa do combate ao Feminicídio e recebemos mais de 120 sapatos de doações, pintados de vermelho e colocamos aqui pra mostrar a ausência dessas mulheres, porque se não tivesse essa cultura machista elas estariam vivas. As mulheres estão sendo assassinadas por serem mulheres´´, declarou à delegada.
O dia 27 de maio foi escolhido para ser o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio em razão ao crime que vitimou meninas adolescentes de Castelo do Piauí em 2015.