A Secretaria de Segurança concluiu a Operação Jaicós Segura, iniciada na última segunda-feira (30) através de um trabalho integrado entre as policias Civil e Militar, resultou na prisão de seis pessoas, uma delas por cumprimento de mandado judicial. Foram recuperados dois veículos com placas clonadas, além da apreensão de sete armas e munições de vários calibres.
´´Este é o resultado de um trabalho integrado, onde as policiais Civil e Militar de Jaicós receberam apoio de duas equipes da Força Tarefa da Secretaria de Segurança, uma do BPRone, uma da DEPRE e duas equipes de Fronteiras. Foram pouco mais de mil abordagens a veículos e pessoas´´, afirmou o Capitão Audivam Nunes, Coordenador da Força Tarefa da SSP-PI.
Com as presenças do Secretário de Segurança e do Sub-Comandante da PMPI, o delegado Miguel Correia entregou a conclusão da reforma e ampliação da 13ª Delegacia Regional de Jaicós, fruto de uma parceria com o Ministério Público, na pessoa da promotora Ednólia Evangelista e do Judiciário, que tem à frente o Juiz Franco Morette.
Também participaram da solenidade o comandante da 3ª Cia/4°BPM, Capitão Félix, comandante do policiamento do Semiárido, Tenente-Coronel Antonini. Os prefeitos de Jaicós, Neném de Edite, Padre Marcos, José Valdinar e de Massapé, Francisco Epifânio, reconheceram os esforços da Secretaria de Segurança, mas cobraram mais investimentos na região.
O Secretário de Segurança fez a entrega de um novo ar-condicionado para a delegacia e afirmou que o Ministério Público e o Judiciário de Jaicós deram exemplo de parceria para o Piauí. O Coronel Rubens Pereira disse ainda que o Estado tem seu primeiro Plano de Segurança. Por outro lado, pediu que os prefeitos também cobrassem dos seus representantes recursos para segurança pública.
´´O Plano Estadual de Segurança Pública tem estratégias e planejamento divididos a princípio em 20 projetos. Estamos em busca de recursos, mas é importante que os prefeitos, que estão na base da política, possam cobrar dos seus deputados estaduais, federais e senadores que disponham emendas para segurança pública em seus municípios. Nos últimos anos apenas dois parlamentares tiveram esta preocupação, então, é hora de os municípios buscarem este apoio também porque o Estado sozinho não tem como investir neste setor´´, completou o Secretário.