No último final de semana São Pedro do Piauí e Lagoinha foram firmaram parceria com a Secretaria de Segurança para atender crianças e adolescentes através do projeto Mirim Cidadão. O secretário, deputado Federal Fábio Abreu, participou das duas solenidades e em seu discurso afirmou que fazer prevenção é também investir em segurança.
O prefeito de Lagoinha do Piauí, Dr Alcione, disse que o município atende centenas de crianças em projetos sociais e que o Mirim Cidadão vem a fortalecer a rede de proteção às famílias em vulnerabilidade. Pelo menos 50 pessoas passam a ser atendidas, nesta primeira etapa, também pelo programa da Secretaria de Segurança.
Já o prefeito de São Pedro do Piauí confirmou que está abrindo o projeto com 120 crianças e adolescentes, mas já pensa em ampliar o atendimento. Júnior Bill disse que acompanha o Mirim Cidadão em outras cidades e acredita que a prevenção é saída para reduzir o acesso às drogas e ao álcool.
´´Constitucionalmente os municípios não tem obrigação de fazer segurança pública. Mas, quando se abraça projetos preventivos como o Mirim Cidadão indiretamente está investindo em segurança, pois são crianças e adolescentes em situação de riso e vulnerabilidade social que passam a ter um acompanhamento. Com isso aprendem a dizer não às drogas e a situações que podem levar à criminalidade. Vamos continuar expandindo o projeto e, até o final do ano, queremos chegar a oito mil pessoas atendidas´´, afirmou Fábio Abreu.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública