Na manhã desta quarta (13) na sede da Secretaria de Segurança Pública aconteceu a reunião do Comitê de Gestão Estratégica de Segurança Pública com objetivo de planejar operações conjuntas entre as polícias dos Estados participantes do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, para o enfrentamento ao crime organizado no país.
A Gestão é formada por representantes da Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Militar nos comitês específicos de Inteligência, Análise Criminal, Planejamento de Operações Especiais, Planejamento de Operações Integradas e Ações Sociais Integradas.
O Secretário de Segurança, Cap. Fábio Abreu, planeja operações no Estado, com foco também nas divisas, mobilizando agentes da segurança pública de todos os Estados que compõe o Pacto Integrador. ´´ Nosso objetivo é montar barreiras constantes, policiamento ostensivo e ações sociais e preventivas para essas operações, dando cumprimento a mandados de prisão e buscas também, com envolvimento de outros entes como a PRF, Ministério Público, Poder Judiciário, Exército Brasileiro para efetividade no combate a criminalidade´´ enfatiza Fábio Abreu.
O Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual é uma rede idealizada e coordenada pelo Estado de Goiás e formada também por Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
Por meio do pacto, são realizados treinamentos em softwares e sistemas avançados de mapeamento criminal, de compartilhamento e integração de agências de inteligência, de gerenciamento de processos e documentos, assim como debates que possibilitarão a troca de experiências exitosas e a combinação de operações integradas entre os estados. Uma atuação cooperativa entre as forças policiais para além das fronteiras, de forma a combater o tráfico de drogas e de armas, o roubo de veículos e de cargas e os assaltos a instituições financeiras.