A Secretaria de Segurança Pública firmou uma parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do município de Alto Longá para emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade, todos os sábados, de 8h às 12h.
A parceria surgiu a partir de uma reunião com o Secretário de Segurança, Fábio Abreu com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alto Longá, Miguel Lisboa, acompanhado do empresário e líder politico Belauto Bigode (PR). Belauto acredita que terá uma grande procura no Sindicato e o atendimento funcionará todos os sábados atendendo a todos que procurarem, ´´nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas de Alto Longá que muitas vezes saem da zona rural do município para Teresina, com muita dificuldade para emitir esse documento que sem ele a pessoa não existe e com o RG podem serem incluídas em políticas públicas´´ afirma.
O Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu ressalta que esse serviço esta sendo descentralizado, inaugurando em breve um posto para a região do Dirceu e a reativação no CSU do Parque Piauí. ´´ Essas parcerias são fundamentais para levar os serviços mais próximo do cidadão, até o final deste ano, além do Dirceu e Parque Piauí teremos mais postos em outras zonas de Teresina. Em Picos, Parnaíba e Floriano as pessoas já podem emitir 1ª e 2ª vias e saem com o documento na mão. Podemos firmar parcerias com delegacias, sindicatos e prefeituras que queiram oferecer o serviço e sigam os critérios, com funcionários treinados pelo Instituto de Identificação´´ afirma Fábio Abreu.
Os postos de coletas fazem todo o processo e enviam os dados e digitais para o Instituto de Identificação que emitem a Identidade. A 1ª via é gratuita e a 2ª via tem um custo de R$ 16,00. A taxa é emitida no atendimento ou pode ser emitida no site da SEFAZ:
PARA EMITIR A 1ª VIA DO RG:
-Cópia da certidão de nascimento
-2 fotos 3X4 (orelhas amostra e fundo branco).
-Comprovante de residência ( original e cópia)
-Se for menor que 18 anos, estar acompanhado do responsável
-Se tiver CPF, levar cópia.
Passo a passo para pagamento da taxa da 2ª VIA:
3- Emissão de DAR outros órgãos => TAXAS
4- Selecione: 121037 – SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
5- Avançar
6- Selecione Não inscrito => Preencha seus dados pessoais
7- Cálculos dos impostos => Período de referência ( preencher com o mês atual e ano) => Valor principal (R$ 16,00) => AVANÇAR
DOCUMENTAÇÃO PARA EXPEDIÇÃO DA 2ª VIA:
-BO (boletim de ocorrência)
-certidão de nascimento ou casamento
-com comprovante de residência ou original ou cópia autenticadas)
-2 fotos 3x4;
CASO DE TROCA – SOLTEIRO PARA CASADO(a):
-Certidão de casamento,
-comprovante de residência (originais ou cópia autenticadas)
-2 fotos 3 x 4.
CASO DE ALTERAÇÃO DE CASADO(a) PARA SOLTEIRO(a):
-Certidão casamento com a averbação,
-Comprovante residencial (original ou cópias autenticadas).