Amarante passa a fazer parte da rede Mirim Cidadão. A solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Segurança e a prefeitura aconteceu no último sábado (03), oportunidade em que os educadores sociais foram capacitados a trabalhar com crianças e adolescentes de sete a 17 anos.
O Secretário Fábio Abreu e o prefeito Diego Teixeira abriram o período de pré-inscrição para o projeto e conheceram a estudante Eurilene Vieira dos Santos. A adolescente de 15 anos afirmou que vai participar do Mirim Cidadão para reforçar a educação e aprender como também ajudar outros jovens a se manterem longe das drogas.
Fábio Abreu lembrou que não havia recursos para o trabalho social quando assumiu a Secretaria de Segurança. Disse ainda que acredita no projeto Mirim Cidadão para apoiar as famílias e prevenir o contato dos jovens com a criminalidade. ´´Não vamos perder estas crianças e adolescentes para a criminalidade. Estamos investindo em prevenção porque este é o melhor caminho. Acompanho este projeto desde o início e percebo que faz muita diferença para a família e para criança que passa a ser um modelo de comportamento. Hoje estamos em Amarante, amanhã Angical e vamos chegar a todos os municípios da região do Médio Parnaíba´´, afirmou Fábio Abreu.
´´Agradecemos ao secretário Fábio Abreu. Fui à Secretaria e fiz o pedido para implantação deste projeto em Amarante e ele prontamente atendeu. Hoje assinamos o termo de cooperação e já estamos fazendo a pré-inscrição. Queremos ver nossos jovens se desenvolvendo e um combate efetivo contra as drogas, como estamos acompanhando em cidades onde já existe o Mirim Cidadão´´, destacou o prefeito Diego Teixeira.
A Secretária de Assistência Social do município disse que dobrou o número de vagas para o Mirim Cidadão. Ana Tércia afirmou ainda que a prefeitura está preparada para dar o suporte necessário ao projeto. ´´Iríamos iniciar com 50 vagas, mas a demanda é grande e por isso ampliamos para 100. Temos hoje uma equipe em formação pela Secretaria de Segurança. São psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e sociais para começar dia 1 de agosto. Fomos conhecer o projeto em outras cidades e ficamos encantados. Queremos acompanhar o desenvolvimento dessas crianças com equipe integrada para dar atenção especial na escola, saúde e ajudar a formar bons cidadãos´´, afirmou Ana Tércia Teixeira.
Também participaram da solenidade em Amarante secretários municipais, conselheiros tutelares, professores, educadores sociais, policiais civis e militares e a comunidade em geral. As inscrições acontecem no dia 9 de junho na Secretaria de Assistência Social.