O Ten Cel James Sean, Comandante do BOPE – Batalhão de Operações Especiais da PMPI realizou um curso de Gerenciamento de Crises na sede do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais de São Paulo através da Secretaria de Segurança Pública. O curso teve uma duração de 21 dias com carga horária de 160 h/a.
Participaram do curso policiais dos Estados de São Paulo, Acre, Espírito Santo e Piauí, com 27 alunos formados.
Segundo o Secretário Fábio Abreu, a ideia é que todo esse conhecimento adquirido pelo Ten Cel James se multiplique para os oficiais da PMPI, para permitir que ocorrências de crise tenham uma resposta e resultado preservando ao máximo a vida dos envolvidos.
Para o Ten Cel James, o Estado precisa ter uma coordenação de ações de quem vai atuar numa situação de crise. Para isso é preciso planejar um curso de interventor, preparando os oficiais que chegarem na ocorrência primeiro a iniciar as ações de administração de crise e um protocolo de atuação para a PMPI.
Gerenciamento de Crises atua em situação nos mais complexos problemas sociais, econômicos, políticos, ideológicos e psicológicos em momentos críticos e quando todos eles manifestam-se em termos destrutivos. Permite coordenar ocorrências como rebeliões em presídios, atentados, tomada de reféns, uso de explosivos, indivíduos emocionalmente perturbados, ocupação de propriedades, bloqueio de rodovias por manifestantes, assalto a banco, acidente de massa.