O Projeto Mirim Cidadão chega a Barras atendendo 100 crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O Termo de Cooperação Técnica Mirim Cidadão foi assinado neste domingo (28) pelo Secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu e o prefeito Carlos Monte, que destacaram a importância do trabalho voluntário como referência no município. ´´Os educadores sociais e os policiais civis e militares são voluntários, doando parte do seu tempo livre para essas crianças e adolescentes assistidos pelo Mirim Cidadão. É um trabalho de desprendimento e amor ao próximo, principalmente na formação dessas crianças. A base do projeto é voluntariado, envolvendo ainda os pais que são os responsáveis diretos por estas crianças´´, explicou o secretário Fábio Abreu.
´´Queremos nossas crianças em sala de aula e em projetos sociais como o Mirim Cidadão para que evoluam para o lado bom da vida. Temos em Barras o GAV que é um apoio importante e que agora poderá também se integrar a este projeto da Secretaria de Segurança. Vamos criar uma nova história aqui´´, destacou o prefeito Carlos Monte.
Formado a cinco anos o Grupo de Apoio Voluntário de Barras atende adolescentes a partir dos 12 anos. Francisco Sampaio, coordenador do GAV, vê no voluntário a chance da sociedade participar ativamente da vida do município em várias frentes.
´´Começamos este trabalho pelos problemas com acidentes de trânsito em nossa cidade e hoje temos 35 voluntários entre bombeiros, enfermeiros, professores, conselheiro tutelar, entre outros. Vemos o Mirim Cidadão com uma oportunidade de lapidar esta criança de forma mais tranquila para evitar a entrada de crianças e adolescentes no mundo das drogas e, para isso, o GAV se coloca à disposição deste projeto como colaborador´´, discursou Francisco Sampaio.
´´Vamos ajudar essas crianças e adolescentes. É uma alegria fazer este trabalho voluntário para tirar essas crianças das ruas. Não é um trabalho remunerado. O que nos move é o prazer de ver o sorriso de uma criança, tirá-la das ruas e descobrir talentos. É amor ao próximo´´, disse Aline Rego, coordenadora do Mirim Cidadão em Barras.
´´Vamos trabalhar o fortalecimento do vínculo familiar e da própria comunidade. Como voluntária é um prazer e isso é aquilo que visualizo como necessário, não só esperar pelo poder público, mas a participação da sociedade para combater o câncer das drogas em nossa cidade protegendo nossas crianças´´, destacou Adriana Rodrigues, assistente social que integra equipe de educadores sociais do Mirim Cidadão em Barras.
As matrículas para o Mirim Cidadão em Barras acontecem dia 9 de junho durante todo o dia no auditório Monsenhor Uchôa. Também participaram da solenidade de cooperação técnica Ana Teresa Monte, Secretária de Assistência Social; Lourdes Moraes, Secretária de Educação; José Carcará, vereador; Rejane Silva, presidente do Conselho Tutelar; Tenente Batista Júnior, subcomandante da 3ª CIA do 15º BPM e Francisco Antônio Gonçalves, presidente da Associação de Moradores do bairro Boa Vista, além de professores, educadores sociais e representantes comunitários.