A Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio das Polícias Civil e Militar, em ação integrada com apoio da PRF-PI e Polícias Civil e Militar do Maranhão, realizam nesta quinta-feira (25), a Operação Brasil Central mais Seguro - 4ª Fase, que se refere ao pacto de segurança firmado com 16 Estados da Federação e visa prevenir e repreender atuações criminosas, combatendo especialmente crimes de furtos, roubos e explosões contra instituições financeiras.
A operação iniciou na manhã de hoje, na sede da Delegacia Geral e terá duração de 24 horas. Envolvendo cerca de 150 policiais civis das especializadas Greco e Polinter e mais 18 Distritos Policiais, policiais militares de todas unidades e rodoviários federais, percorrendo toda capital, realizando barreiras e abordagens de motocicletas e veículos em todas as zonas de Teresina, principalmente nas pontes que ligam o Piauí e o Maranhão.
Segundo o Secretário de Segurança, Fábio Abreu, o Piauí aderiu ao Pacto Integrador que também visa ações como compartilhar treinamentos em softwares e sistemas avançados de mapeamento criminal, integração de agências de inteligência, de gerenciamento de processos e documentos, assim como permitira troca de experiências exitosas e a combinação de operações integradas entre as 16 unidades federativas.
´´O Piauí integra o Pacto e este mês participamos na quarta fase e em cada mês terá um dia escolhido para realizar essa operação integrada em todo o Brasil, nas outras fases vamos programar para outros municípios participarem com o objetivo de formar um cinturão, com a Secretária de Segurança atuando em todo o Estado do Piauí evitando que criminosos de outros Estados venham atuar aqui.´´ afirma o Delegado Geral Riedel Batista.
De acordo com o Delegado Lucy Keiko, o Greco dará cumprimento a mandados também a pessoas que já se encontram no sistema prisional. ´´Vamos colocar equipes em pontos como na Vila Irmã Dulce e em outros pontos que entendemos necessários, durante todo dia, o objetivo é combater criminalidade como um todo, concentrando esforços para tirar de circulação acusados de roubos a instituições financeiras, apreender drogas e armas, capturar pessoas forgidas, abortar qualquer crime nessas 24 horas ´´.