INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Aplicativos para celular ajuda cidadão a denunciar crimes
24/05/2017 - 09:57  
  
Twitter 
Google+ 
Aplicativos Depre/DH e Vazow, desenvolvidos para denúncias
Os aplicativos Depre/DH e Vazow, desenvolvidos pelo delegado Alessandro Barreto e o agente de polícia Marden Lincon, em cooperação com o delegado Everton Férrer e a agente Rafaella Barbosa, todos integrantes do Núcleo de Inteligência Polícia Civil,  estão ajudando cidadãos a se protegerem da criminalidade.

De acordo com delegado Alessandro Barreto, diversas são as propostas de mudança para que os organismos de segurança e justiça sejam mais eficientes. E uma ferramenta pode ser fundamental para que essas transformações ocorram: a tecnologia. 

Os aplicativos criados pelo Núcleo de Inteligência permitem que os usuários façam denúncias sobre pontos de venda de drogas, homicidas, foragidos da justiça, porte ilegal de arma de fogo, assaltos e vingança porno. “Para reduzir a criminalidade é muito importante que a Policia tenha ajuda da sociedade e esses aplicativos facilitam essa interação”, comenta o delegado.

DEPRE/ DH E VAZOW já estão em funcionamento e o app está disponível na loja de aplicativos para celulares com o sistema operacional Android.

DEPRE/DH
depre

Um dos maiores medos da pessoa que denuncia um crime é ter sua identidade revelada. O  aplicativo Depre/DH garante total sigilo do denunciante.  Lançado em março de 2016, 

Denuncia

DEPRE/DH permite que os usuários façam denúncias sobre pontos de venda de drogas,  homicidas, foragidos da justiça, porte ilegal de arma de fogo, assaltantes e outros crimes de forma anônima e segura. 

Como denunciar

Para denunciar não precisa fornecer nenhum dado pessoal e nem telefone de contato. Os únicos dados solicitados são: município, tipo de ocorrência e texto detalhado sobre ocorrência. A atualização  do aplicativo  DEPRE/DH já está disponível e agora conta com  o recebimento de fotografias acompanhando as denúncias. 

Quem Investiga 

As denuncias serão encaminhadas para as Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes e   Delegacias de Homicídios de Teresina, que irão trabalhar na apuração das infrações cometidas e na potencialização das ações da Polícia Judiciária no Estado do Piauí.

VAZOW
Vazow app

Os casos de vazamento de imagens íntimas, popularmente conhecidas como “nudes”, sem autorização das pessoas que aparecem nas imagens, ganham cada vez mais espaço. Casos de vingança pornô são cada vez mais frequentes. Vendo este aumento de casos em todo o Brasil e no Piauí, a Secretaria de Estado da Segurança Pública decidiu agir e criou o aplicativo “Vazow”.

O aplicativo possui uma coleção detalhada de procedimentos e outras orientações, com foco especial na exclusão de conteúdo íntimo divulgado em redes sociais e sites diversos. Nele, o usuário encontra também dicas de como evitar ser vítima, legislação relacionada ao assunto e outros conteúdos jurídicos, além de suporte para contato. 

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br