INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Violência no trânsito é o grande vilão no Território dos Carnaubais
12/05/2017 - 11:53  
  
Twitter 
Google+ 
Castelo do Piauí é a cidade sede nos Carnaubais
A última etapa da plenária Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável aconteceu em Castelo do Piauí, reunindo representantes dos 16 municípios que formam o Território dos Carnaubais. 

VEJA MAIS FOTOS DA PLENÁRIA EM CASTELO DO PIAUÍ

O trânsito, roubos e violência doméstica foram os principais problemas relacionados à criminalidade na região.
PLENÁRIA CASTELO DO PIAUÍ
PLENÁRIA CASTELO DO PIAUÍ
PLENÁRIA CASTELO DO PIAUÍ

O Secretário de Segurança, Capitão Fábio Abreu, destacou a preocupação com os jovens no território. Disse ainda que o primeiro Plano Estadual de Segurança Pública do Piauí irá contemplar todas as regiões de acordo com suas características tendo como principal parceiro a própria sociedade, quer seja apontando os problemas, quer seja contribuindo com sugestões.

Os secretários de Governo, Merlong Solano, e de Desenvolvimento Rural, Francisco Lima, elogiaram a proposta do Governo em levar o debate para todo o Estado. Para o representante do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), José Claudenor, lembrou que o Piauí tem trabalhado a situação de violência no Estado com transparência.

Na análise criminal do Território dos Carnaubais, a subsecretária de
PLENÁRIA CASTELO DO PIAUÍ
PLENÁRIA CASTELO DO PIAUÍ
Segurança, delegada Eugênia Villa, mostrou que 50% de todas as ocorrências são de trânsito, 28% roubos. Os CVLIs cresceram 40%, passando de 15 em 2015 para 21 em 2016, sendo oito (8) em Campo Maior, dois (2) em Castelo, Juazeiro e São João da Serra.
´´Nos preocupa que a maioria dos crimes na região, 62%, são praticados de sexta a domingo, sendo 57% deles à noite e de madrugada, 62% com arma branca. Agora, o trânsito é o grande responsável pelas ocorrências, algo que poderia ser evitado´´, explicou.

A plenária teve a participação de vários prefeitos do Território que concordam que há necessidade de organizar o trânsito em seus municípios. As problemáticas e sugestões foram apresentadas ainda pela sociedade civil, representadas por associações, sindicados, professores, conselheiros tutelares. Os jovens também contribuíram com propostas importantes. ´´O jovem é o público mais vulnerável da violência e das drogas. Acreditamos no investimento em cultura, esporte, capoeira e atividades que façam com que os jovens tenham seu tempo ocupado do que à mercê do envolvimento com a criminalidade. Precisamos de mais apoio do poder público neste sentido´´, afirmou Wislailton Lima, Associação da Juventude de Castelo do Piauí-AJUCA.

´´Estamos fazendo um estudo para reorganização o trânsito de Castelo. Este é um momento importante para debatermos segurança pública. Castelo vive dificuldades com segurança e vem trabalhando junto ao Governo do Estado e a Secretaria de Segurança, mas este é também um problema de Educação, melhoria de qualidade de vida das pessoas e isso não se resolve da noite para o dia. Precisamos de um plano para trabalhar na Educação, na Assistência Social, em conjunto com a polícia e com a justiça´´, analisou José Magno, prefeito de Castelo.

´´Coloquei na plenária a possibilidade dos municípios menores termos algum consórcio ou política públicas para em parceria com o Detran investir em palestra e prevenção, pois o índice de violência no trânsito é alto no Território dos Carnaubais. Este encontro é o primeiro passo para os prefeitos buscarem este entendimento, quem sabe até através de uma Parceria Público Privada´´, afirmou Edgar Bona, prefeito de Novo Santo Antônio.

´´Percebemos que nossos municípios têm problemas comuns em todo Território. Percebemos também que a segurança pública não deve partir apenas do Governo. É importante a participação da sociedade civil, iniciativa privada e nós gestores também participem nas escolas, conselhos existentes para que juntos possamos enfrentar essa problemática´´, disse Ana Célia, prefeita de Cocal de Telha.

Também participaram da plenária vereadores e secretários municipais de todo território, além dos prefeitos de Buriti dos Montes, Walmir Soares; Juazeiro do Piauí, José Valdo; São João da Serra, Ananias Fernandes; Jatobá do Piauí, Ananias Fernandes.

As Plenárias são realizadas pela Secretaria de Segurança, em parceria com as Secretarias de Planejamento e de Governo, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD. Teresina deve sediar ainda um último encontro, desta vez reunindo representantes da imprensa para que da mesma forma possam apontar problemas e sugestões para o Plano Estadual de Segurança Pública.
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br