O Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu participou na manhã de hoje(08) da solenidade de lançamento do Sistema de Monitoramento de Segurança para os Estabelecimentos de Saúde da capital, uma parceria entre Governo do Estado do Piauí juntamente com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado do Piauí (SINDHOSPI) e a Câmara Setorial do Polo de Saúde.
´´Nós agradecemos iniciativas como essa, o problema da Segurança Pública é responsabilidade de todos e aqueles que podem colaborar com isso como é o caso dos estabelecimentos de saúde, onde nós somos referência. Lançamos um projeto inicial para cerca de 50 clinicas e depois com certeza mais estabelecimentos e até o centro comercial pode também realizar projetos como esse´´ afirma o Secretário Fábio Abreu. Estabelecimentos na zona leste e no Grande Dirceu também devem aderir a esse sistema que conta com um botão do pânico físico que acionado, gera um alerta na central que chama uma viatura mais próxima, através de georreferenciamento tornando a ação da Polícia Militar mais rápida e a Polícia Civil poderá utilizar as imagens para identificar acusados de crimes. A parceria já estuda a utilização de um tablet que estará dentro da viatura para o atendimento ao botão do pânico.
A medida visa evitar registros de assaltos e ocorrências de violência que tem sido comuns nestes locais, sendo um canal direto de acionamento junto a Polícia Militar do Piauí. Uma empresa especializada será responsável pela implantação do sistema, que é monitorado via satélite, e estará ligado ao Comando Geral da Polícia Militar, e no momento em que ele for acionado terá agilidade no atendimento. Os associados do Sindicato terão benefícios para a implantação do Sistema.
´´Vamos acompanhar através da Central de Monitoramento e comunicar com as viaturas da região, acionando de forma mais rápida, proporcionado pela excelente qualidade das imagens dessas câmeras, que poderão serem usadas em investigações dando uma resposta muito mais rápida em qualquer sinistro que acontecer´´ enfatiza o Secretário de Segurança.