Os Territórios do Vale do Guaribas e Valo do Itaim receberam as Plenárias Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável para a construção do Plano Estadual de Segurança Pública. As plenárias realizadas pela Secretaria Segurança Pública do Piauí em parceria com a Secretaria de Planejamento - SEPLAN, e a Secretaria de Governo - SEGOV com apoio do PNUD – Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento aconteceram em Picos, na última terça (25) e em Paulistana, na última quarta (26).
A presença da Polícia Civil e uma maior proximidade da Polícia Militar com maior efetivo das corporações é a principal reinvidicação dos munícipios deste territórios. Segundo o Prefeito Didiu de Paulistana, que participou durante todo o dia da Plenária na cidade, a avaliação do evento é bastante positiva, a cidade de Paulistana tem um execelente trabalho por parte da Polícia Militar, ´´Paulistana tem um índice de violência muito pequeno, temos uma polícia muito atuante. Nosso munícipio é um dos maiores do território e em 2015, por exemplo, não tivemos nenhum homícidio em Paulistana. Temos um ponto negativo quando falamos de acidentes de trânsito, precisamos trabalhar a educação no trânsito´´ enfatiza o Prefeito.
Para contextualizar as plenárias em cada território de desenvolvimento, os participantes conhecem o IDHM – Indice de Desenvolvimento Humano Municipal, dados que podem fomentar o planejamento de políticas públicas efetivas e eficientes a partir das dimensões renda, longevidade e educação. Também é demonstrado através do Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal, o Diagnóstico da Segurança Pública de cada território. No território Vale do Guaribas, os dados revelam que 34% das ocorrências são crimes de trânsito, 34% contra o patrimônio e 21% violência contra a mulher. No território Vale do Itaim, a cidade de Simões registrou o maior número de crimes contra a vida.
O Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, esteve presente em Picos e destacou a participação social na construção do Plano ´´ Nós continuaremos a percorrer todo o Estado, para ao final dessa jornada construirmos um plano participativo. Todos os setores precisam participar e contribuir para Segurança Pública do Piauí. A Segurança Pública precisa também de recursos assegurados, como a Saúde e a Educação´´ disse o secretário.
O representante do PNUD, Zeca, ressaltou a importância de discutir desenvolvimento sustentável nesta plenárias. ´´Na avaliação dos Programas da ONU, não tem desenvolvimento sem segurança e nem segurança sem desenvolvimento, a construção de uma sociedade melhor se faz discutindo o todo. Discutindo a consequência da violência, a sociedade não participa mais do processo. E esse espaço é extremamente importante, pioneiro e inovador do Estado do Piauí´´ afirma Zeca.