A Secretaria de Segurança em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública-SENASP do Ministério da Justiça realiza treinamento em um novo sistema de Procedimentos Policiais Eletrônico. Agora, o Piauí passa a ser o sétimo Estado do país a receber a tecnologia que permitirá a integração entre bancos de dados e dará agilidade ao boletim de ocorrência e ao inquérito policial.
O treinamento começou na manhã desta segunda (24) na Escola Fazendária e vai até a próxima sexta-feira. Técnicos da SENASP estão capacitando agentes para registros de Boletins de Ocorrência e à tarde terá continuidade com escrivães e delegados. "Estamos recebendo treinamento, aplicativos e softwares de um projeto da SENASP para integração do sistema de registro de flagrantes e inquéritos. Todos serão virtuais, acabando com aqueles gigantescos processos em papel. O objetivo é que ao finalizar um flagrante seja remetido automaticamente ao Tribunal de Justiça através da Central de Inquéritos. O juiz terá acesso ao flagrante antes mesmo da chegada do preso o que dá agilidade ao trabalho´´, destacou o secretário Fábio Abreu.
Além do Piauí apenas outros seis Estados estão com o sistema implantados. Para o Secretário Fábio Abreu este avanço será importante para também integrar os bancos de dados da SSP-PI, como o do Instituto de Identificação. "Isso faz com que a integração de bancos de dados do Piauí com qualquer outro Estado do país. Também vamos estar interligando o banco de dados da identidade para que tenhamos todas as informações possíveis em um flagrante´´, completou.