INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Território dos Cocais quer aproximação da polícia com as comunidades
20/04/2017 - 14:37  
  
Twitter 
Google+ 
População dos Cocais discutiu Segurança em Esperantina
Nesta terça-feira (18) a cidade de Esperantina, sede do Território do Desenvolvimento dos Cocais, recebeu a sexta edição da plenária Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável. Representantes dos 22 municípios que compõem a região apontaram problemas e soluções para fortalecer a segurança pública, entre elas a maior participação da sociedade.

´´As regiões apresentam situações diferenciadas em relação à criminalidade. É através deste Plano de Segurança que podemos planejar a curto, médio e longo prazo nossas ações. Até mesmo traçar de forma estratégica a distribuição do nosso efetivo policial de acordo com a necessidade de cada território e assim termos maior efetividade no combate ao crime´´, destacou o secretário Fábio Abreu.

Promovido pela Secretaria de Segurança, em parceria com as Secretarias de Planejamento e de Governo, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD. A subsecretária de Segurança, delegada Eugênia Villa, apresentou a análise criminal da região ficando evidenciado que roubos (39%), ocorrências de trânsito (34%) e a violência contra mulher (13%) são os as causas de maiores registros policiais. 

VEJA MAIS FOTOS DA PLENÁRIA EM ESPERANTINA

´´Já os CVLIs (Crimes Violentos Leais Intencionais) tiveram redução de 31,67% de 2015 para 2016. Nos preocupa ainda a que a maioria desses crimes foi praticado por arma de fogo, principalmente em Piripiri (8 ocorrências), Esperantina e Barras (5) e Batalha (4). A gestão do secretário Fábio Abreu é pautada pela transparência de dados para que possamos orientar nossas ações com maior eficiência´´, informou.

A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim destacou a importância do Governo do Estado ouvir as regiões e a sociedade. Núbia Lopes, superintendente de Relações Institucionais da Secretaria de Governo, defendeu a necessidade da participação social através dos Conselhos de Segurança Pública. Nas salas temáticas, como na de Valorização Profissional, a percepção de que comunidades e forças policiais devem estar mais próximas.

´´Segurança é um caso também de políticas públicas, como fortalecimento da educação e diálogo com a população, ouvindo as comunidades e os movimentos sociais´´, disse Irmã Celina, representante da sociedade civil.

´´A Secretaria de Segurança está no caminho certo ao vir aos municípios e ouvir opinião de todas as classes sociais sobre aquilo que queremos para este plano de segurança´´, Ana Teresa, primeira dama e secretária de Assistência Social de Barras.

´´Foram apontados problemas, é claro, mas fica patente que a sociedade quer contato mais próximo com as policiais militar e civil. Ela está disposta a interagir e a própria polícia quer também mais aproximação com a sociedade através de policiamento comunitário que também pode ser eficiente no trabalho de prevenção´´ analisou a delegada Thays Paz, coordenadora da mesa temática. 

A plenária contou com a participação de sindicatos, policiais civis e militares, professores, pedagogos, vereadores e prefeitos de municípios como Barras, Batalha, Morro do Chapéu, Pedro II e São João do Arraial.

A próxima plenária acontece em Parnaíba, sede do Território da Planície Litorânea, hoje, quinta-feira (20) no auditório da Universidade Estadual do Piauí.

Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br