Policiais Civis participaram durante seis dias do minicurso de introdução à análise estatística de dados criminais oferecido pelo Núcleo Central de Estatística e Análise Criminal (Nuceac) da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. A formação foi realizada na Escola Fazendária e ministrada por profissionais da área e alunos da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
De acordo com o coordenador da Nuceac, delegado João Marcelo Brasileiro, o curso teve participação de agentes, escrivãs e delegados que buscam melhorar o conhecimento na área e otimizar recursos na atividade policial do dia a dia. "Nesta gestão o núcleo ganhou uma importância muito grande. Nossa intenção é capacitar os profissionais e difundir esse conhecimento de estatística e interpretação de dados criminais, de modo que eles vejam a importância na produção, que vai desde o registro de boletim de ocorrência até a publicação feita pelo núcleo", falou.
O secretário de segurança, Fábio Abreu, saudou a iniciativa do Núcleo de Estatística e disse que faz parte das propostas da secretaria investir no servidor que busca conhecimento para melhorar cada vez mais o atendimento a população. "Isso faz parte da nossa política de trabalho. Nossos policiais precisam dessa qualificação para melhorar o atendimento nas delegacias e nas investigações dos inquéritos. Tenho a certeza que esse conhecimento adquirido vai ser colocado em prática", disse.
Durante o curso, os alunos tiveram acesso a abordagem dos aspectos teóricos e práticos de estatística e ainda participaram de um treinamento no software estatístico conhecido como "R". O NUCEAC pretende ainda este ano realizar o curso para os profissionais que trabalham nas delegacias do interior do Piauí.