Instituto de Criminalística recebe apoio dos deputados
05/04/2017 - 11:45
Deputados estaduais visitaram o Instituto Médico Legal (IML), de Teresina, nesta quarta-feira (05). A comitiva foi recebida pelo diretor de Polícia Técnico-científica, Dr. Antônio Nunes, e apuram as condições de funcionamento do local. Antes da visita, eles se reuniram com o diretor para levantar dados do Instituto.
Os deputados visitaram os laboratórios e demais dependências do IML e Instituto de Criminalística. Após ouvir as demandas parlamentares mostraram interesse em apresentar emendas. “Viemos aqui conhecer os problemas de natureza burocrática que estão emperrando a liberação de corpos, as dificuldades dos funcionários e assim tentar buscar soluções junto ao poder executivo e também através de emenda parlamentar que possa ajudar a suprir essa necessidade”, destacou o deputado Wilson Brandão.
De acordo com diretor do IML, mesmo enfrentando dificuldades alguns avanços não podem ser esquecidos como aquisição scanner de corpos, cromatógrafo gasoso e laboratório de balística. “Esses equipamentos tem facilitado e agilizado o nosso trabalho. Existe uma deficiência histórica de laboratórios desde a criação dos Institutos, nessa parte precisamos avançar, mas existe um projeto do laboratório de toxicologia que foi autorizado pelo secretário. O projeto do laboratório de DNA Forense está passando pelas comissões na Câmara Federal para autorização e liberação de recursos. Os equipamentos para esses laboratórios serão doados pela Senasp. O Secretário, cap. Fábio Abreu já manteve entendimento em Brasília e tão logo os laboratórios estejam montados, os equipamentos serão enviados”, informou.
Dr. Nunes ressaltou que a abertura do polo de perícia e Instituto de Criminalista em Parnaíba, Picos, Bom Jesus e São Raimundo Nonato tem melhorado o atendimento realizado no interior do Estado. “Temos médicos legistas em nove regionais, sendo que em duas delas temos perito criminal. Essa interiorização dos serviços é um grande avanço”, frisou.
O sindicato dos peritos e médicos legistas acompanhou a visita e uma de suas maiores queixas foi a com relação a pessoal. “Realmente precisamos aumentar o número de trabalhadores, de servidores. Até o final do ano será lançado concurso. Já realizamos um estudo e mandamos uma estimativa de vagas para o Secretário, que deve conversar com o Governo e lançar o edital”, explicou, Dr Nunes.
Representaram a Assembleia Legislativa do Piauí os deputados Rubem Martins, Gustavo Neiva, Robert Rios, Dr. Pessoa e Wilson Brandão.
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221 Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br