INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
SSP deflagra Operação Tríade Paulista e prende 15 pessoas
31/03/2017 - 18:15  
  
Twitter 
Google+ 
Parte da quadrilha envolvida no assalto a Servisan
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) em parceria com as polícias do Maranhão e São Paulo desencadeou a operação Tríade Paulista e conseguiu prender pelo menos 15 pessoas envolvidas no assalto a empresa de transporte de valores "Servisan" e as explosões dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil localizados na Procuradoria Geral do Estado e no Aeroporto Petrônio Portela de Teresina, todos ocorridos em 2016.

De acordo com o Delegado Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, a operação foi deflagrada na última quinta feira e contou com apoio de 100 policiais do Grupo de Repressão ao Crime Organizado do Piauí, Diretoria de Inteligência da SSP-PI, Departamento Estadual de Investigações Criminais de São Paulo e Policiais Civis do Maranhão.

“Nós estávamos dando continuidade a esse trabalho que iniciou em dezembro do ano passado. São criminosos qualificados que trabalham de forma mais organizada e atuavam nos três estados. Nossa equipe ficou cerca de 15 dias em São Paulo para fazer todo o levantamento e percebeu que os criminosos estavam espalhados em cinco municípios. Na próxima semana, os presos serão transportados e ficarão custodiados aqui em Teresina. Vamos fazer ainda a identificação dos bens que estão nos nomes dos parentes para ressarcir a empresa lesada”, disse o delegado. 

O secretário de segurança, Fábio Abreu, destacou que o trabalho de integração e inteligência foram fundamentais para o exito na operação e na prisão de outros criminosos que estavam envolvidos nos assaltos a caixas eletrônicos no ano passado.

"O assalto a empresa do transporte de valores acabou desencadeando mais duas ações que foram as prisões dos assaltos a Procuradoria e ao Aeroporto. Os presos e a escolta serão transportadas por uma aeronave da Polícia Federal por meio de uma solicitação ao secretário nacional de segurança pública e o convênio que temos com a senasp. Não podemos deixar jamais de reconhecer o empenho dos nossos policiais tanto do Piauí, quanto de São Paulo e Maranhão que estiveram imbuídos para dá a resposta necessária que a sociedade queria”, disse o secretário.

No Piauí, os presos  foram identificados como Acácio Freitas, Marcelo Rabelo, José Aírton e Eduardo da Silva, vulgo Duda. Em São Paulo, a Polícia prendeu Cláudio Freitas (irmão de Acácio Freitas), Márcio Dantas, Wallace Marques, Eduardo Gervásio, Carlos Wellington, Jorge Tadeu, vulgo Sapo Veio. A Polícia Paulista prendeu ainda Izabela Aparecida da Silva Santos, que estava com a quantia de R$ 500 mil reais e é namorada de um dos acusados. No caso do assalto ao caixa eletrônico no Aeroporto de Teresina,Gilberto Alves de Sousa, Jarbas Pereira dos Santos e José Ivaldo Firmino, vulgo Rei Momo, que já estava preso por envolvimento no assassinato do policial militar Mayron Moura. No assalto ao caixa eletrônico da Procuradoria do Estado, a Polícia prendeu Cilismara Amorim Brito.

Até o momento, a SSP-PI conseguiu recuperar dois veículos novos e cerca de R$ 500 mil reais oriundos do assalto a empresa de transporte de valores. As ações policiais ocorreram simultaneamente em Teresina (PI), São Luis (MA), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Cotia-SP, Taboão da Serra (SP) e Jacareí (SP).
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br