INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
Vale do Sambito aponta soluções para o Plano Estadual de Segurança
29/03/2017 - 17:37  
  
Twitter 
Google+ 
População participa dos Diálogos Territoriais
A Secretaria de Segurança, em parceria com as Secretaria de Planejamento e de Governo, realizou na manhã desta terça-feira (28) em Valença a segunda plenária para a construção do primeiro Plano Estadual de Segurança Pública do Estado do Piauí.
O encontro contou com a participação de representantes de todos os 15 municípios do Território do Desenvolvimento Vale do Sambito, como professores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, policiais civis e militares, além de setores da sociedade como sindicatos. 

A Vice-Governadora, Margarete Coelho, abriu a plenária falando da importância da participação de todos para diagnosticar os principais problemas de violência na região e propor soluções para implementação de políticas públicas em vários setores.
O Secretário Fábio Abreu lamentou as ausências de representantes do Ministério Público e do Judiciário. Ele afirmou que as melhores informações nascem nas comunidades e por isso o Plano de Segurança será construído de forma participativa e dentro das especificidades de cada Território do Desenvolvimento. 

Antes do início das discussões temáticas os participantes receberam um diagnóstico de criminalidade do Vale do Sambito. A análise apontou que houve aumento de CVLIS de seis para 10 de 2015 para 2016. Porém, a estatística mostra que a região sofre principalmente com registros de crimes de trânsito, 5,15% do total, enquanto uso de drogas é 2,28% e roubos 0,19%.

A Fundação Cepro apresentou a situação econômica e de desenvolvimento da região. Em seguida seguiram-se as mesas temáticas: valorização do profissional de segurança pública; governança da segurança; segurança e participação social; prevenção social do crime e violência; segurança e desenvolvimento econômico.

Em todos os grupos de trabalho os participantes puderam mostrar os problemas da região e apontar soluções, como municipalização do trânsito em forma de consorcio territorial. A avaliação foi positiva em todos os aspectos.
 “Encontro importante para o Vale do Sambito que teve participação de representantes de toda região para discutir segurança pública. Tivemos troca de ideias e saímos daqui na certeza de gestores e sociedade civil também colaborarem para a construção do Plano de Segurança”, Ceiça Dias, prefeita de Valença.

“Importante esse debate para fortalecer a segurança em nosso município e na região, principalmente no que se refere a trânsito. Daqui saiu a proposta de municipalizar o trânsito e queremos que isso conste no Plano de Segurança”, destacou Maria de Fátima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Oriente.

“Encontro foi importante para que possamos mostrar que temos problemas de estrutura e carência de polícia civil no interior. No meu município não tem e temos que nos deslocar até Elesbão Veloso, que está em situação precária depois de um incêndio na delegacia. Então, é importante esse debate para passar para o Estado nossa dificuldade e melhorar a segurança na região”, afirmou o Prefeito de Francinópolis, Delegado Paulo César.

“Não só nós, gestores, mas diversos órgãos representativos da sociedade pudemos debater o planejamento da prevenção e repressão à violência dentro das características da nossa região. Trouxemos alguns pontos importantes e será objeto de análise para que tenhamos o melhor Plano de Segurança para o Estado”, analisou Wilney Rodrigues de Moura, prefeito de Santa Cruz dos Milagres.

“Importante podermos falar também de prevenção, principalmente no acolhimento à família como forma de evitar que as crianças sejam levadas para o mundo do crime. Precisamos incluir políticas públicas como esporte, dança e outras ações que vão além do trabalho de segurança, mas que precisam da participação do município, do Estado e do Governo Federal”, disse Ana Paula, Conselho Tutela de Várzea Grande.

A próxima plenária Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável, acontece em Floriano nesta sexta-feira (31), cidade polo do Território do Vale dos Rios Piauí e Itaueira.
Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí
R. Walfran Batista, 91 - São Cristóvão - CEP.: 64.046-470 - Teresina - PI
Telefones: (86) 3216 5221 - Fax: (86) 3216 5221
Email de contato: gabinete.ssp@ssp.pi.gov.br